terça-feira, 16 de maio de 2017

Mais uma atualização no sistema Halley


Em 2010 tive a primeira experiência com fanpage, criei uma para promover minha camiseteria. A camiseteria não deu certo, mas a experiência foi o pulo para conseguir emprego em uma empresa de engenharia e trabalhar o seu marketing digital. Diante disso resolvi fazer Pós Graduação em Marketing e Design Digital para me especializar. Hoje administro contas de 3 artistas nacionais e a minha curiosidade não para, bem como as atualizações das ferramentas. 

Quando entrei na faculdade para fazer comunicação social com habilitação em publicidade estudávamos diversas mídias, mas o digital ainda era muito vago e o máximo de rede social que se sabia era o Orkut. De lá pra cá, para acompanhar os avanços do marketing digital, senti a necessidade de me atualizar mesmo depois de graduada. De inicio foi tudo empírico, olhando blog e conversando com colegas de trabalho. Comecei a flertar com esse mundo digital e a ideia de experimentar isso com um empreendimento meu seria ideal para praticar. Arrisquei, errei, consertei e aprendi com minha extinta camiseteria. Enquanto testava todas as técnicas e lia cada vez mais sobre o assunto, surgiu a oportunidade de emprego no ramo da engenharia, com muitas metas para alcançar nesse novo emprego.

Trabalhando efetivamente com as redes sociais como Facebook, LinkedIn e Instagram, surgiu outro grande desafio: Como mensurar o retorno desse trabalho à líderes e equipes pouco familiarizadas com a atuação de marketing digital? Como dimensionar todo esse trabalho? Mesmo sendo heavy user, estudando quem eram aqueles que seguiam a página, qual assunto dava mais engajamento, e mergulhando no Google Analytics para entender de onde vinham os acessos, meus argumentos não eram suficientes e foi nesse momento que percebi minha carência de informações. Na primeira oportunidade resolvi fazer uma Pós-Graduação em Marketing e Design Digital na ESPM e durante o curso as oportunidades foram surgindo, portas se abriram para diversas áreas e decidi me lançar para o mercado, mudei de emprego, dessa vez para o ramo de entretenimento. 

Atuando no mercado da música há quase 3 anos e pós-graduada, os estudos continuam, pois os hábitos, canais e a tecnologia estão em constante evolução. Os estudos me ajudam a compreender todas as novas plataformas, os fenômenos digitais e essa complexidade toda, por isso mergulhei em mais um curso. Me matriculei no Programa de Nanodegree de Marketing Digital, da Udacity - Universidade do Vale do Silício em parceria com o Google, HubSpot, Facebook e MailChimp para encarar o vem por aí, mas te adianto que a dica é se atualizar, mas o segredo está em conhecer seu público, estar sintonia com ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário